Essa semana, a Google foi surpreendida por uma multa gigantesca aplicada pela União Europeia por estar dando preferência ao seu próprio motor de busca no navegador Chrome que já vem pré-instalado no sistema Android. O CEO da empresa se pronunciou sobre o assunto e indicou que o sistema operacional pode deixar de ser gratuito.
Após o anúncio de que a multa custaria 4,93 bilhões de euros, Sundar Pichai, atual CEO da Google, escreveu um texto sobre o assunto em seu blog pessoal. Ele defende que a busca e o navegador trabalhem juntos no Android e que se a empresa for proibida de fazer isso, vai comprometer a proposta do sistema operacional.
Além disso, Pichai aponta a possibilidade de que o Android deixe de ser gratuito para os usuários. “Até hoje, o modelo de negócios do Android é baseado no fato de que não precisamos cobrar as fabricantes pela nossa tecnologia, mas estamos preocupados que essa decisão de hoje possa prejudicar o balanço que temos no Android”, escreveu.
Apesar da multa, ainda não foi proposta uma solução para a questão e provavelmente a Google deve propor uma alternativa mais viável nos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário